domingo, abril 16, 2006

Uma das lendas do rock...Nirvana...uma banda que revolucionou o mundo


O Nirvana foi uma das bandas mais importantes dos anos 90, deixando seu nome marcado para sempre na história da música. A banda surgiu no fim de 1987 com a união dos amigos Kurt Donald Cobain, Krist Novoselic e Aaron Burckhard. Já no início de 1988, o produtor Jack Endino tomou conhecimento da banda ajudando-os a produzir algumas fitas demo com as quais convenceu seu amigo Jonathan Poneman, da Sub Pop, a firmar um contrato. Isso rendeu ao grupo a gravação do single com a música Love Buzz/Big Cheese.
O single vendeu bem, principalmente devido ao fato de o Nirvana já possuir um público fiel, formado nas famosas e incendiárias apresentações da banda em Olympia e Seattle. Empolgada com o sucesso, a Sub Pop resolve arriscar e investir em um álbum para o trio, além de promover um grande esquema de divulgação para eles.
Sai então o álbum intitulado "Bleach" que foi lançado em Junho de 1989. O disco vende cerca de 35.000 cópias e dá um bom retorno à Sub Pop. Em Setembro de 1990 Dave Grohl da banda de hardcore Scream., entra no grupo para substituir o baterista Aaron Burckhard. Estava pronta a formação de sucesso da banda.
Em uma das várias apresentações, o Nirvana chamou a atenção de um executivo da Geffen, uma gravadora maior e mais conceituada do que a Sub Pop. Aconselhados pelos amigos do Sonic Youth, assinaram um contrato com a nova gravadora e lançaram Nevermind em 91. Esse disco que tinha previsão inicial de vendas de 100 mil cópias pela Geffen, já atingiu hoje a marca de 10 milhões de cópias vendidas.
Enquanto saiam em turnê pela Europa, o clip da música Smells Like A Teen Spirit fazia sucesso na MTV. No início de 1992 o trabalho chegou ao topo da parada da Billboard.
O grunge vira a moda do momento, e Seattle passa a ser o grande centro das atenções. Nesse período, Kurt mostra-se incapaz de suportar o sucesso e os seus antigos problemas com as drogas voltam a atrapalhar sua carreira e o seu relacionamento com as pessoas próximas, a ponto de ser diagnosticado como maníaco-depressivo, com fortes tendências suicidas.
Em Dezembro de 1992, saiu a colectânea "Incesticide", com faixas raras, covers, e material do início da carreira. A rotina do Nirvana continuava: shows lotados, entrevistas, matérias em revistas, em jornais e em programas de televisão eram o dia-a-dia do trio. A banda não tinha tempo para descansar e botar as ideias no lugar, uma vez que tudo aconteceu muito rápido sendo que muitas vezes faziam shows em grandes estádios e festivais como "na ocasião em que o grupo tocou no Brasil, ao lado de grandes bandas, durante o Hollywood Rock.
Algumas apresentações na televisão americana ficaram famosas, como a no "Saturday Night Live", onde Cobain e Novoselic se beijam após a performance da banda. Já ao vivo, a banda insiste em não mudar sua imagem, sempre usando as roupas rasgadas e velhas além de protagonizar as já costumeiras secções de quebra-quebra de instrumentos (que também aconteciam nos programas de TV).
Em 1993, a banda volta aos estúdios para a gravação de um novo disco. Kurt continua tendo recaídas e chega a ser internado por overdose de heroína, mas mesmo assim, "In Utero" é finalmente lançado. Mesmo não repetindo o estrondoso sucesso de Nevermind, o álbum foi muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público. A banda parte para mais uma exaustiva turnê em Outubro, contando com a ajuda do guitarrista Pat Smear (ex-Germs) e ainda gravam um show acústico para a MTV, em Novembro.
Esse show foi certamente o último grande momento da carreira do Nirvana. Após mais algumas apresentações, a banda decide dar um tempo para que Kurt pudesse se recuperar do vício das drogas. Porém, em Abril de 1994, o mundo fica chocado com uma triste notícia: Kurt Cobain havia se suicidado com um tiro na cabeça. Seu corpo foi encontrado 4 dias após o ocorrido e segundo os médicos, havia heroína em quantidade suficiente no seu organismo para matá-lo, mesmo que ele não tivesse atirado contra sua cabeça.
Com o fim do Nirvana, Dave Grohl passou um tempo em silêncio, e hoje em dia é o guitarrista e vocalista da banda, Foo Fighters, que conta também com o guitarrista Pat Smear. Eles já gravaram três discos de bastante sucesso. Krist Novoseliv ficou mais tempo longe da música e somente em 97 ele resolveu levar adiante sua nova banda, o Sweet 75, que conta com uma vocalista que canta em espanhol e músicas bem mais ecléticas e variadas do que na época de Nirvana.
Dave e Krist lançaram no final de 1994 o disco "Unplugged in New York", que contém a histórica apresentação do Nirvana em formato acústico para a MTV. E em 1996, saiu um registro ao vivo do grupo, chamado "The Muddy Banks of the Wishkah", que possui os maiores sucessos do grupo gravados em vários shows de diferentes lugares.
Em 2002, a faixa inédita "You Know You’re Right" foi lançada na colectânea "Nirvana" e bastante executada nas rádios. O baterista Dave Grohl disse que ainda há muito material inédito do Nirvana para ser explorado, mas não se sabe quando os fãs terão acesso a essas raridades.
Finalmente em 2004 os fãs da banda ganharam de presente uma caixa especial do Nirvana, intitulada “With The Lights Out”. O box resgata a carreira da banda, trazendo três CDs, com 81 músicas, além de 13 composições inéditas, versões alternativas e outras raridades. “With The Lights Out” traz ainda um DVD com imagens do Nirvana em ensaios, no palco e, gravações com inúmeros bateristas, como Dali Craver, dos Melvis.
Ainda em 2004, um dos discos mais importantes da carreira do Nirvana, o álbum “Nevermind”, de 1991, ganhou uma versão em documentário. Produzido pela Classic Álbuns, o filme reúne videoclipes, entrevistas e curiosidades sobre cada faixa do disco.

Kurt, nunca serás esquecido, permanecerás sempre nos nossos corações...

2 comentários:

Anónimo disse...

Kurt Cobain pos fim a sua propria vida na sua mansao em Seatle.Para tras ficaram 29 anos marcados pelo divorcio dos pais,o suicidio de um tio e pela incapacidade de lidar com o sucesso que o levaria ao consumo de heroina.Mais do que uma juventude perturbada,a historia tem presente o talento musical de um genio.A noticia correu mundo e gerou a maior onda de compaixao,tristeza,raiva e desilusao desde que Jim Morrisson ou Ian Curtis foram encontrados mortos,tambem em tenra idade.A atitude era punk,as letras eram tristes e depressivas,o som era rude,as composicoes eram simples e agressivas,a imagem da banda era despreocupada,deslavada e acima de tudo sincera.Nevermind e o album que iria mudar para sempre a historia da musica na ultima decada.Um album depressivo,sujo,cru,tocado por tres maltrapilhos,andrajosos e despenteados qua acima de tudo sabiam tocar.Fica se a saber que Kurt mentia quando cantava I SWEAR I DON T HAVE A GUN,em Smells like teen spirit.O cenario do tao famoso unplugged para a MTV lembra o de um funeral e foi imposicao do vocalista.Depois de algumas tentativas falhadas,Cobain pos finalmente fim a uma vida com a qual ja nao se identificava.Deixou uma filha,uma mulher(que dizem ter contribuido para a sua morte)e algumas das geniais compisicoes da historia do rock.Ate sempre KURT!

Anónimo disse...

ano momento em que referes o relatorio da morte de kurt cobain dizes, e muito bem, que a quantidade de heroina que ele tinha no corpo era suficiente para o matar, portanto se efectuares uma pequena pesquisa acerca do tema encontraras uma teoria de que ele foi assassinado pela mesma pessoa que lhe vendeu a arma e que lhe disse que se quisesse desfigurar a cara toda c um tiro de onde o deveria dar. segundo Krist Novoseliv kurt comprou a arma para se proteger de ameaças e nao para se matar. Casualmente a sua mulher Courtney Love foi fotografada tres meses depois da morte do marido num carro a ter relações sexuais com a pessoa que vendeu a arma a kurt... nao sei se isto e verdade mas e uma teoria interessante...